Qual diferença entre MDP e MDF

Se você já precisou contratar, contratará ou está contratando uma lojas de móveis planejados, já se deparou com as siglas MDP e MDF. Muitas pessoas têm um certo preconceito em relação ao uso do MDP, pois consideram qualidade inferior ao MDF. Será que isso é realmente verdade? Qual é a diferença? O que é melhor? Qual devemos escolher? É fácil confundir ao escolher, afinal, os painéis de MDF e MDP são muito semelhantes, inclusive nos processos de fabricação e, portanto, podem gerar algumas dúvidas.

 Loja Planejada Taquara

Ambas as placas são produzidas a partir de madeiras de pinus e eucalipto. Eles são obtidas pressionando e extraindo fibras da madeira. A diferença entre o MDF e o MDP é basicamente a densidade das partículas. Um deles é feito de partículas de madeira ligadas em duas camadas finas e uma de espessura (MDP) e outra de fibras de madeira que são coladas umas às outras (MDF). Outra grande diferença entre o MDF e o MDP é a limitação de uso, enquanto o MDF apresenta maleabilidade, permitindo a formação de curvas, por exemplo, o MDP possui limitações que favorecem o uso desse material em artigos retos como portas, prateleiras, gavetas e outras partes retas. No processo de fabricação, ambos são prensados ​​a alta temperatura, em torno de 200 ° C, fazendo com que todos os tipos de insetos sejam exterminados, inclusive o cupim.

 Loja Planejada Glorinha

 

Painéis MDF ("Medium Density Fiberboard") são extremamente resistentes, com uma superfície menos porosa, o que permite melhores acabamentos para pinturas, criando maiores possibilidades no design dos ambientes. Eles são ideais para móveis, quadros e revestimentos. No entanto, eles são, em média, mais caros que o MDP.

 

Planejado

 

O MDF é praticamente equivalente a madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis têm superfícies perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer direção.

 

Enquanto isso, painéis de MDP ("Medium Density Particleboard") são amplamente utilizados na fabricação de móveis, tanto residenciais quanto comerciais. Eles são usados ​​na fabricação de portas, gavetas e prateleiras de móveis. Eles não são tão densos quanto as placas de MDF e têm alguma resistência a puxar e inchar. Por isso sua utilização é mais indicada para áreas secas.

 

 

Outra diferença entre os dois materiais, que vale a pena mencionar, é que o MDP mostra alta absorção de tintas no acabamento final e o MDF não. desta forma, dependendo da finalidade e tipo de acabamento, vale a pena escolher o MDP em vez do MDF. No entanto, as placas MDF tornam-se mais vantajosas quando falamos de verniz, pois são mais homogêneas e não apresentam irregularidades superficiais. Essa característica também influencia a relação custo-benefício das placas. Para uso externo, madeira com menos poros tem menor absorção e, consequentemente, menor custo de pintura. Para uso interno, em contrapartida, o MDP é o mais econômico, pois permite uma colagem ideal e o custo do material é muito menor.

 Banheiro Planejado Alvorada

Banheiro 100% MDF

Vale lembrar que ambos são resistentes à umidade, mas não são à prova d'água. No entanto, eles podem ser usados ​​em móveis e decorações para cozinhas e banheiros, desde que sejam adequadamente revestidos sobre toda a sua superfície e bordas. A combinação dos dois materiais pode baratear o mobiliário, por isso muitas empresas vendem móveis com descrição em MDF, mas fabricam apenas portas e frentes de gavetas em MDF e todo o seu interior em MDP. Sempre verifique se o móvel é 100% MDF.

 Balcao Planejado Porto Alegre

Seja o que você está desejando fazer desde um cozinha planejada ou um móvel para banheiro, sempre pergunte ao seu vendedor em que material o móvel é fabricado e caso tenha dúvidas na entrega, verifique as partes que não estão com fita de bordo para ter certeza do material que está comprando. Mas onde verificar consigo ver isso? A fita de bordo serve para esconder a parte do corte do painel e em lugares onde não há necessidade de colocar, ali estará onde você poderá fazer a verificação. Exemplos de lugares onde você pode verificar: Embaixo das laterais das gavetas, atrás das laterais do móvel e em lugares onde pode não ser possível visualização, como por baixo do mobiliário.

 

Dessa forma você terá 100% de certeza do material que está levando para casa.

 

Aqui na A Casa do Gato Móveis Planejados fabricamos apenas em MDF, pois assim garantimos a nossos clientes que desejam um ambiente personalizado, móveis que terão uma maior durabilidade e menor manutenção ao longo dos anos.

Em contrapartida, vendemos móveis em MDP de parceiros que possuem um melhor custo beneficio para quem busca algo para complementar o seu lar.

Móveis em Gravataí você encontra aqui!

Fone: 51 3431 2613

Whats: 51 98062 6706